V SIMEPE: Professores e estudantes marcam presença na palestra da Elika Takimoto

A comunidade acadêmica do IF Sudeste MG prestigiou a palestra Força = Massa x Imaginação da renomada professora Elika Takimoto.

Na ocasião, vários temas foram debatidos e a palestrante da tarde contou sobre suas experiências. Em um trecho de sua palestra, ela destacou a importância da filosofia. “Com essa bagagem que eu encontrei principalmente na filosofia. Porque a filosofia está aqui para abrir a nossa mente, para fazer a gente enxergar. Sem ela a gente não consegue enxergar uma séria de coisas.”

Elika Takimoto enfatizou também a importância de participar de um evento com o SIMEPE: “Visitar qualquer universidade pública, qualquer instituição pública para mim é sempre muito gratificante. Conhecer o Instituto Federal, aqui essa unidade em Santos Dumont, ver esses vagões aqui, saber o quanto isso aqui cresceu. Conhecer os professores e professoras que foram responsáveis, que lutaram para que hoje ele estivesse dessa forma lindíssima, com essa vibe aqui, com esse Simepe maravilhoso. Isso eu acho que não tem preço.”

Para quem não conhece, Elika Takimoto é professora de Física no Cefet/ RJ. Apesar da formação em Exatas, é política e escritora, vencedora do Prêmio Saraiva Literatura e autora de mais de dez livros. Justamente por transitar entre campos diversos, a doutora em Filosofia se define como uma prova de que “todos podemos ler, todos podemos escrever, todos podemos calcular”. É a primeira mulher coordenadora de Física numa instituição com mais de um século de existência. Com mais de 113 mil seguidores no Twitter, ela também já se destacou por revolucionar o ensino de Física usando princípios da Filosofia para promover o aprendizado. Outros diversos feitos podem ser conferidos no currículo lattes de Elika.
Bianca Alvin
06/06/2019