Transtornos alimentares, combate ao racismo e outros temas: conheça alguns trabalhos apresentados em pôsteres no V Simepe

A divulgação de resultados de pesquisas desenvolvidas dentro do IF Sudeste MG é um dos principais objetivos do Simepe. Nesta quinta edição, a apresentação de pôsteres sobre estes trabalhos ocupou a ala lateral do Bloco 1 do Campus Santos Dumont, porém com diferentes temas ao longo dos três dias de evento. Tanto estudantes como servidores de todas as unidades do IF Sudeste MG puderam participar da seleção realizada semanas antes do evento. Assim, a diversidade destas formas de conhecimento continuam sendo um destaque para quem visita a seção. Confira abaixo alguns exemplos.

Leitura e contação de histórias em ações extensionistas de combate ao racismo”
Autora representante: Samantha Cristina Cardoso, discente do 3o período do curso de Letras, do Campus São João del-Rei.

O pôster apresentou como um grupo multidisciplinar leva a escolas e ONGs de São João del-Rei atividades que levam alunos à reflexão com o objetivo de combate ao racismo. O trabalho se estende ao público infanto-juvenil, com contação de histórias sobre personagens negros, algo pouco usual em histórias famosas, segundo Samantha. Com adolescentes, as atividades discutem o preconceito em entrevistas, vídeos e textos. Já o trabalho em ONGs vai além. No caso do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da região das Vertentes (CDH), que funciona como um espaço comunitário para aulas, eventos beneficentes e encontros, houve apoio de aprendizes de Logística para que melhorias fosse realizadas inclusive na gestão do centro. Os resultados parciais são discutidos em grupos de pesquisa, como o Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e já estiveram presentes em eventos acadêmicos como o Congresso de Pesquisadores/as Negros/as (COPENE)

Avaliação da eficácia de uma intervenção preventiva da insatisfação corporal e dos transtornos alimentares entre adolescentes na cidade de Barbacena-MG”
Autora representante: Alcimara Campos de Morais Rodrigues Araújo, aluna do 9o período do curso de Nutrição do Campus Barbacena.

Alcimara apresentou em seu pôster os resultados do projeto “Corpo em Questão”, inspirado em um projeto canadense e adaptado para aplicação no Campus Barbacena. Pesquisadores usaram questionários para coletar informações de mulheres desta unidade, com o objetivo de entender a insatisfação feminina com o corpo e a adoção de dietas restritivas. Os resultados apontam sintomas de descontentamento e mostram que eles ocorrem principalmente entre adolescentes. A partir de então, foram realizadas ações de intervenção que se mostraram bastante exitosas na mudança de perspectivas. Houve redução da insatisfação corporal, da internalização do ideal de magreza e na ocorrência de sintomas de transtornos alimentares.

Centralidade de tempo baseada em conectividade em grafos variantes no tempo”
Autora representante: Ana Cláudia Martins de Souza, docente do departamento de Ciência da Computação do Campus Juiz de Fora.

Ana Cláudia concluiu um curso de mestrado recentemente e levou ao Simepe os resultados de sua dissertação, onde o foco foram trens, ônibus, balsas e aviões da Grã-Bretanha. Usando redes de transporte complexas para representar seu objeto de estudo, a professora teve como meta utilizar todas as partidas e chegadas de variados meios de locomoção para identificar os momentos mais movimentados e quais os prováveis melhores momentos para se viajar “economizando” tempo.

Desenvolvimento de um sistema para a aproximação entre contratantes e profissionais autônomos” e “Taverna do bardo: uma rede social e loja virtual para comercialização de jogos de tabuleiros e cartas”
Autores representantes: Bruno Fonseca Rossi, docente do curso FIC de Programação Web do Campus Avançado Cataguases e Lucas de Santana Farias, aluno do mesmo curso.

Lucas e Bruno relataram que o do curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Programação Web do campus Cataguases tem como projeto final a construção de um site funcional e hospedado na internet. Os dois pôsteres apresentados no V Simepe são justamente de sites desenvolvidos pelos alunos. O primeiro deles tem o objetivo de gerenciar a oferta de serviços de limpeza e reparos, enquanto o segundo oferece serviço de compra e venda de jogos de tabuleiros e cartas, servindo ainda como espaço de conversas e negociações em formato de fórum.

Informações: Dênis Lamas
Texto: Elisa Franco