Pular para o conteúdo principal

Evento concomitante ao Simepe aborda novas perspectivas em internacionalização

Palestrante é professora do Cefet-MG e especialista em linguística; Natália Tosatti defende maior abertura e curiosidade em relação à diferenças culturais

O auditório principal do V Simepe recebeu a palestrante Natália Moreira Tosatti, às 15h do dia 04/06, a pretexto do Oitavo Seminário de Internacionalização. O Seminário teve a sua abertura feita pelo Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG, Daniel Augusto de Oliveira, cuja fala citou o engajamento da instituição em promover uma cultura global. Ambos os profissionais são mestres em linguística e trataram do tema de internacionalização de modo amplo, oferecendo um panorama do que pode ser feito para desenvolver nossa relação com o mundo estrangeiro localmente.

"Internacionalização é uma abertura para conhecer os lugares, inclusive o nosso lugar. Por que? Porque nós temos muito a compartilhar e oferecer em instituições de outros países. Todos nós devemos ser agentes desse processo”, afirma Natália Tosatti. Curiosidade e busca são palavras-chaves para os alunos, pois a professora explica que muitos deles podem aprimorar a visão global por meio do conhecimento, sem necessariamente irem para outros países. “Participar de um intercâmbio é ótimo, mas temos que aproveitar todas as demais oportunidades de conhecer o outro e a nós mesmos”.


Daniel de Oliveira também falou sobre como podemos desenvolver nossa internacionalização. “São habilidades que extrapolam o âmbito cognitivo. A competência para utilizar uma língua estrangeira, por exemplo, é importante, mas habilidade comunicacional vai além disso, é entender o outro, entender a realidade sociolinguística do outro”, ponderou o diretor.

A palestra durou cerca de uma hora e meia e foi aplaudida pelo auditório, composto por um público diverso. Este tema, da internacionalização, será abordado novamente no V Simepe, na palestra do dia 05/06: “cooperação internacional”, ministrada pelo professor Carlos Ramos, do Instituto Politécnico de Bragança – Portugal. Também teremos a palestra “Education USA”, pela professora Patrícia Botelho, no mesmo dia.
João Vallo
04-06-2019