Estudantes dos cursos técnicos integrados são introduzidos ao mundo da pesquisa
16.11.15
Durante o II Simepe, estudantes
dos cursos técnicos integrados puderam experimentar uma oportunidade que, em
muitas instituições, só é oferecida a alunos a partir da graduação:
apresentação de trabalhos científicos. Durante a mostra de pôsteres, os jovens
das unidades de Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, Santos Dumont e Rio Pomba
puderam mostrar a professores e alunos das outras modalidades que também têm
capacidade de desenvolver bons trabalhos.
Nicole Abreu e Juliana Gomides,
do 2º ano do curso técnico integrado de Metalurgia do Campus Juiz de Fora,
estão neste grupo. Sob orientação do professor Luís Eduardo de Oliveira, as
duas integraram a equipe que realizou pesquisa sobre acidentes de trabalho nas
fábricas de JF durante os anos de 1919 e 1926. “É muito bacana poder mostrar
para as pessoas o que estamos desenvolvendo no curso. É o reconhecimento do
nosso trabalho”, respondeu Nicole ao ser questionada sobre a importância de
apresentar um projeto de pesquisa em um evento do porte do Simepe. “É
fundamental para a sociedade conhecer sua história e é isso que fazemos aqui”,
completou Juliana.
O avaliador das duas foi o diretor-geral
do Campus Avançado de Ubá, Gilson Toledo. Formado em História, ele se mostrou
encantado com o trabalho desenvolvido pelas estudantes. “Esta é uma oportunidade
dos alunos do ensino médio fazerem pesquisa”.
O resultado foi tão positivo que o pôster ficou em o 3º lugar na
premiação da categoria Pesquisa.
Porém não são somente os
estudantes do ensino técnico integrado que ficaram deslumbrados com a possibilidade
de mostrar seus estudos para a comunidade acadêmica. O estudante do curso de
Licenciatura em Letras, do Campus São João del-Rei, Jonathas Souza, considerou
a oportunidade uma abertura para a vida acadêmica. “Para pessoas que, como eu,
ainda estão no início do curso, é difícil conseguir uma publicação em
periódicos ou eventos. Aqui é uma chance de começarmos a formar nosso currículo
e também de testarmos nossos conhecimentos”.
Texto e imagens:
Lidiane Souza
0 comments