terça-feira, 12 de março de 2019

V Simepe já tem Elika Takimoto e Joana D'arc Félix como palestrantes confirmadas

A comissão responsável pelo maior evento multicampi do IF Sudeste MG já confirmou a presença de personalidades de destaque na edição de 2019. O V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição vai receber Elika Takimoto e Joana D’arc Félix como palestrantes, durante a realização do evento marcado para 4 a 6 de junho, no Campus Santos Dumont.

Para quem não conhece, Elika Takimoto é professora de Física no Cefet/ RJ. Apesar da formação em Exatas, é política e escritora, vencedora do Prêmio Saraiva Literatura e autora de mais de dez livros. Justamente por transitar entre campos diversos, a doutora em Filosofia se define como uma prova de que “todos podemos ler, todos podemos escrever, todos podemos calcular”. É a primeira mulher coordenadora de Física numa instituição com mais de um século de existência. Com mais de 113 mil seguidores no Twitter, ela também já se destacou por revolucionar o ensino de Física usando princípios da Filosofia para promover o aprendizado. Outros diversos feitos podem ser conferidos no currículo lattes de Elika.

Quanto a Joana D’arc Félix, o currículo não fica por menos. A química, professora e cientista obteveseu título de PhD em Harvard com 25 anos e hoje coleciona 82 prêmios na carreira. Coordena e desenvolve projetos na área de resíduos sólidos, reaproveitando e transformando em novos produtos, como: pele humana para transplantes e testes farmacológicos, cimento ósseo e biodiesel ecológico. Como coordenadora de um curso técnico na Escola Agrícola de Franca (SP), junto a bolsistas de iniciação científica, registrou 15 patentes nacionais e internacionais. Foram conquistas a despeito de um passado que nem sempre favoreceu o sucesso, marcado por pobreza, fome e casos de humilhação decorrentes da cor da pele negra. Joana atua, ainda, na inclusão de alunos da educação básica, conseguindo redução da evasão escolar, além da transformação da vida de jovens, muitos em situação de vulnerabilidade social. A trajetória acadêmica e profissional completa de Joana está disponível aqui.

Sobre o Simepe

O Simepe é um evento institucional do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, que busca reunir trabalhos acadêmicos/científicos realizados no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão do IF Sudeste MG, com vistas à promoção do conhecimento gerado internamente e a divulgação à comunidade acadêmica. Pretende-se, ainda, reforçar a integração entre os três eixos que dão nome ao evento e que norteiam a atuação da instituição.

A programação envolve: apresentação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, minicursos, eventos culturais, desafios de inovação, palestras, concurso de curtas, concurso de fotos, mesa redonda e muitos mais.

Em 2019, ano que sucede o aniversário de 10 anos da Rede Federal (28 de dezembro de 2018), o tema é “Institutos Federais: 10 anos transformando vidas”. Os detalhes e novidades relativas ao evento, bem como registros das edições anteriores, estão disponíveis no site: simepe.ifsudestemg.edu.br

Ascom/ Reitoria
12/03/2019