V Simepe tem Elika Takimoto como palestrante confirmada

A comissão responsável pelo maior evento multicampi do IF Sudeste MG já confirmou a presença de personalidades de destaque na edição de 2019. O V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição vai receber Elika Takimoto como palestrante, durante a realização do evento marcado para 4 a 6 de junho, no Campus Santos Dumont.

Para quem não conhece, Elika Takimoto é professora de Física no Cefet/ RJ. Apesar da formação em Exatas, é política e escritora, vencedora do Prêmio Saraiva Literatura e autora de mais de dez livros. Justamente por transitar entre campos diversos, a doutora em Filosofia se define como uma prova de que “todos podemos ler, todos podemos escrever, todos podemos calcular”. É a primeira mulher coordenadora de Física numa instituição com mais de um século de existência. Com mais de 113 mil seguidores no Twitter, ela também já se destacou por revolucionar o ensino de Física usando princípios da Filosofia para promover o aprendizado. Outros diversos feitos podem ser conferidos no currículo lattes de Elika.

Sobre o Simepe

O Simepe é um evento institucional do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, que busca reunir trabalhos acadêmicos/científicos realizados no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão do IF Sudeste MG, com vistas à promoção do conhecimento gerado internamente e a divulgação à comunidade acadêmica. Pretende-se, ainda, reforçar a integração entre os três eixos que dão nome ao evento e que norteiam a atuação da instituição.

A programação envolve: apresentação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, minicursos, eventos culturais, desafios de inovação, palestras, concurso de curtas, concurso de fotos, mesa redonda e muitos mais.

Em 2019, ano que sucede o aniversário de 10 anos da Rede Federal (28 de dezembro de 2018), o tema é “Institutos Federais: 10 anos transformando vidas”. Os detalhes e novidades relativas ao evento, bem como registros das edições anteriores, estão disponíveis no site: simepe.ifsudestemg.edu.br

Ascom/ Reitoria
12/03/2019