Alunos contam história de Alberto Santos Dumont em apresentação teatral

A atividade cultural que abriu a última tarde do II Simepe teve viés histórico. O grupo de teatro UsminêrUai!, formado por estudantes do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, contou ao público a história de uma das mais relevantes personalidades do século XX: Alberto Santos Dumont.
A simulação de uma entrevista com aquele que é amplamente considerando o inventor do avião foi a solução encontrada pelos alunos, todos do curso técnico em Guia de Turismo, para compartilhar o máximo possível de fatos e posicionamentos que podem ser atribuídos a Santos Dumont. Também foram interpretados o pai de Alberto, engenheiro Henrique Dumont, e a aviadora Anésia Pinheiro Machado.
Na sequência, a equipe ainda apresentou o conto da Bailarina Cortejada, uma lenda urbana de Santos Dumont. A coordenadora do grupo, professora Geísa Soares, ressaltou o papel informativo que o grupo UsminêrUai! assume. "O projeto tem dois grandes objetivos. Como são alunos de Guia de Turismo, eles precisam estudar a história de Alberto Santos Dumont, e a encenação exige isso. O outro ponto é levar o conhecimento ao público", explicou Geísa, que planeja novas apresentações em escolas públicas do município de Santos Dumont.
Jahlyve Santos, que ingressou no grupo de modo permanente há apenas uma semana, valorizou a oportunidade de se apresentar no Simepe. "A experiência foi muito prazerosa. Gostei muito de interpretar a Anésia (Pinheiro Machado) e a Bailarina Cortejada. No caso de (Alberto) Santos Dumont, as pessoas geralmente sabem só o básico, mas não conhecem os detalhes. Então, contar essa história é muito importante", avaliou.
Texto e imagens: Daniel Leite