II SIMEPE começa a todo vapor com apresentações culturais, de estandes e pôsteres

Desde às 13 horas, o movimento no pavilhão que abriga as atividades do II SIMEPE (Simpósio de Pesquisa e Extensão) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, trouxe ao Campus de Barbacena representantes de diversas cidades e outros campi.
O credenciamento iniciou os trabalhos às 08 horas, mas boa parte dos visitantes chegou para o início oficial da programação às 13 horas. Para receber os participantes, apresentações culturais como teatro e maracatu deram as boas-vindas a alunos, servidores e convidados de outras instituições.
Às 14 horas, teve início a apresentação nos estandes dos campi e apresentação de pôsteres com trabalhos dos mais variados assuntos. Uma das apresentações foi da aluna Victória Blanc do 3º ano do curso de Agroecologia do Campus Muriaé. Ele trouxe o tema: “Um novo olhar sobre a participação política no Brasil- uma análise de conjuntura”, orientado pelos professores Júlio Cesar Monerat, Fábio Martins Bezerra, Fábio Costa Peixoto e Sirléia Maria Arantes. “Participar no SIMEPE dá mais visibilidade aos projetos que estamos desenvolvendo no campus”, ressalta a aluna.

Já para professora Lisleandra Machado, do Campus Santos Dumont, o SIMEPE representa “a oportunidade de jovens de 15 a 16 anos (Bolsa PIBIC Júnior) já estarem em contato com a Pesquisa desde cedo. Isso é de suma importância”. Ela está orientando seus alunos na apresentação de três projetos de Pesquisa: um sobre “Gestão do Conhecimento aplicado aos Arranjos Produtivos Locais (APL’s) de indústria têxtil”, outro sobre a importância das aulas práticas no trabalho docente e um terceiro denominado “Escritas de Minas”.
Bolsista do Departamento de Matemática, Física e Estatística do Campus Barbacena, o aluno Junior Lamas Faria apresentou o trabalho sobre “Simetrias e permutações”, um dos projetos de pesquisa que representam o campus anfitrião do evento.

Texto e imagens: Juliana Rodrigues de Almeida