Pular para o conteúdo principal

Palestra de encerramento do IV Simepe aborda reforma do ensino médio

A professora Sandra Regina de Oliveira Garcia ministrou, no dia 30, a palestra “O ensino médio integrado a educação profissional: travessia para a formação humana integral”, no ginásio do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora, como parte do encerramento do IV Simepe.
Retomando as mudanças curriculares e estruturais da reforma do ensino médio, Sandra abordou de forma crítica o viés educacional proposto pelo Governo. Estiveram presentes no evento, pró-reitores, diretores e profissionais da área, incluindo o reitor da Instituição, professor Charles Okama de Souza.
Segundo Sandra, a sociedade vive um movimento que tende ao conservadorismo. Para ela, as mudanças que motivaram a reforma são mudanças que estão acontecendo mundialmente e que acabam agindo contra conquistas sociais históricas. “As reformas do ensino médio são uma demonstração desse retrocesso”, afirma.
A solução pode não ser fácil, nem imediata. De acordo com a visão da professora, é preciso cautela, para que possamos vencer os desafios do nosso tempo. “Temos que nos estruturar para passar por esse momento mais conturbado, para que a gente possa retomar o projeto de sociedade construído ao longo do tempo”, pondera.
Texto e foto: João G. C. e Vallo