Apresentação Cultural e lançamento de livros marcam noite do último dia do Simepe

A forte chuva não desanimou os componentes das bandas que encerraram as apresentações culturais do IV Simepe. A performance da Banda Level, composta pelos alunos do Campus Juiz de Fora, Lucas Arneiro (baixista) e Pedro Celestino de Melo, juntamente com Tadi Cotta (vocal e guitarra) marcou a despedida do integrante Douglas de Freitas, baterista do grupo. O repertório da banda para o Simepe foi composto por músicas internacionais das bandas Foo Fighters, Red Hot Chili Peppers, Incubus, Pear Jam e Rage Against.
Já a segunda apresentação foi de Gabriel Costa e Banda, grupo constituído pelos alunos também do Campus Juiz de Fora, Gabriel Costa e Mateus Nery e também por João Pedro Mendes, Gabriel Bellozi, Giovanni Rezende e Deca Fernandes. As músicas tocadas pela banda foram: Isn't she lovely (Stevie Wonder), Além Porém aqui (Teatro Mágico), Samurai (Djavan), Estações (autoral), Feliz pra Cachorro (5 a seco), Homem Aranha (Jorge Vercilo).

Após a animada apresentação, foi dado início ao lançamento de três livros escritos por professores do IF Sudeste MG.

O professor do curso de Administração do Campus Muriaé, Telêmaco Pompei, apresentou o livro: "Você escolhe a Marca do seu Café, mas você sabe o que está bebendo?", que foi desenvolvido a partir de sua dissertação de mestrado. O estudo que resultou no livro procurou conhecer mais o consumidor, especificamente na situação de compra e consumo de café, através da comparação de fatores determinantes na sua decisão de compra, confrontando com seus hábitos do consumo. O professor acredita que o lançamento do livro comprova a valorização dos profissionais que atuam no IF Sudeste.
Já o professor do Campus Barbacena, Geraldo Majela Moraes e Salvio, apresentou o livro "Áreas naturais protegidas e indicadores socioeconômicos: o desafio da conservação da natureza" e agradeceu o suporte para desenvolver um tema que considera tão importante e atual.
Para finalizar, a professora do Campus Rio Pomba, Danielle Souza de Cunha apresentou o livro “Frutos da palmeira-juçara: contextualização, tecnologia e processamento” que traz dados de produção e comercialização da juçara, características botânicas e ecológicas do fruto e da palmeira, fluxograma de processamento e diagrama de potencialidades de uso da polpa. Daniele agradeceu a base que o instituto proporcionou a ela como estudante, pois acredita que foi essa base que garantiu sua aprovação no doutorado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Texto: Raquel Blank
Fotos: Louise Moraes