Pular para o conteúdo principal

Projeto de aparelho de musculação para academia ao ar livre fica com primeiro lugar no Concurso de Inovação

O projeto “Aparelho de musculação com sistema de carga variável de progressão contínua para academias ao ar livre”, desenvolvido pela equipe do Campus Juiz de Fora, ficou com o primeiro lugar do VI Concurso de Produtos, Processos e Serviços Inovadores do IF Sudeste MG. A apresentação das propostas e o anúncio da classificação foram realizados nesta quinta-feira, dia 30, durante o Simepe. De acordo com os idealizadores, o equipamento multifuncional tem baixo custo de produção e manutenção, além de poder ser utilizado por público de idades variadas. “O que existe atualmente é mais voltado para os idosos, tornando-se ineficiente para outros públicos. Nossa proposta é que, com uma variação grande de peso, tanto os jovens quanto os mais velhos poderão utilizar o espaço para os exercícios físicos”,explicou o estudante do curso de Design, Daniel Braga Ribeiro.
O projeto coordenado pelos professores Eduardo Seabra Guedes (Design) e Miguel Fabiano de Faria (Educação Física) consiste em um equipamento de musculação com variação progressiva e contínua de cargas por meio de alavancas. “Não existe no mercado de academias ao ar livre algo com esta característica”, explica Miguel. O aparelho permite a realização de até cinco tipos de exercícios diferenciados em um espaço de cinco metros quadrados.
A equipe, formada ainda pelo técnico em Eletromecânica Denis Ribeiro Maurício, pretende, a partir de agora, buscar parcerias para a fabricação do protótipo. “Ele começou como um projeto interdisciplinar de pesquisa. Agora vamos registrar como extensão para fazermos estes contatos externos”, ressaltou Miguel.

Premiados
O projeto concorreu com outras 12 propostas, sendo cinco delas participantes da final. Confira a classificação:
Classificação
Projeto
Aparelho de musculação com sistema de carga variável de progressão contínua para academias ao ar livre
Guia Orientador: Ações inclusivas para atendimento ao público-alvo da educação especial do IF Sudeste MG

Ajude ++
Aedes
Planilha eletrônica para manejo da irrigação na cultura do cafeeiro


De acordo com a diretora do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (Nittec) e membro da comissão organizadora do concurso, Flávia Couto Ruback Rodrigues, a qualidade dos trabalhos apresentados tem melhorado a cada ano. “Os projetos estão excelentes. É difícil avaliarmos e ter que classificá-los. Nosso objetivo aqui é oferecer um espaço para canalizarem suas ideias, incentivarmos quem quer inovar”.
Texto: Lidiane Souza
Fotos: Louise Moraes