29.1.25
Cursinho “Pré-IF” democratiza o acesso ao Instituto Federal e busca institucionalização
O “Pré-IF”, que atualmente está no edital PIAEX como uma ação de extensão, foi apresentado em uma oficina no primeiro dia de Simepe, trazendo dados coletados e informações a respeito de como funciona o cursinho preparatório.
No Campus Juiz de Fora, o “Pré-IF” é gerido por técnicos administrativos e bolsistas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), enquanto, no Campus Muriaé, professores voluntários assumem a coordenação. Com turmas de até 40 alunos, a seleção é feita por sorteio, com fichas distribuídas nas escolas municipais e estaduais, garantindo oportunidades iguais para todos os interessados.
A metodologia do cursinho enfatiza uma cultura de “prática, prática e prática”. Os alunos participam de simulados e exercícios direcionados, além de atividades complementares, como visitas guiadas aos cursos ofertados pelo IF e reuniões pedagógicas envolvendo pais e responsáveis. Esses esforços têm resultado em índices de aprovação que variam de 30% a 55%, números comparáveis aos dos cursinhos particulares.
Embora os resultados sejam expressivos, o projeto enfrenta desafios. A falta de verba própria impede que os professores voluntários recebam bolsas de incentivo. Segundo o Prof. Dr. Weder Ferreira da Silva, um dos responsáveis pelo projeto, a institucionalização do “Pré-IF” seria um passo essencial para garantir sua sustentabilidade. “É importante dar visibilidade ao projeto, que leva o nome do Instituto. Com a institucionalização, há a possibilidade de financiar o pré-IF com bolsas para monitores, por exemplo”, explica.
Além de promover acesso ao ensino público de qualidade, o “Pré-IF” fortalece o envolvimento da comunidade acadêmica. A parceria com a UFJF, que envolve alunos de licenciatura, é um exemplo de como o projeto tem potencial para crescer. Para o Prof. Dr. João Paulo Lima de Miranda, a institucionalização também facilitaria a criação de novas parcerias e garantiria a continuidade das aulas. “Esse passo estratégico ampliaria o impacto do projeto, permitindo que mais estudantes tivessem acesso à preparação necessária para ingressar no Instituto.”
0 comments