Educação a Distância: Metodologias ativas em modelos educacionais inovadores

Abrindo as palestras da manhã de terça-feira, dia 13, no salão nobre do Campus Rio pomba, o professor dr. José Manuel Moran da Universidade de São Paulo – USP falou sobre as inovações no campo da Educação a Distância-EAD. O professor disse que em um país como o nosso, com tanta diversidade geográfica, áreas urbanas x rurais, onde encontramos lugares com excelentes serviços de banda larga e outros que não há nem sinal de telefonia, não é possível criar um modelo fechado de ensino a distância. É necessário reaprender a fazer EAD diante do cenário atual.
Atualmente predominam os modelos de roteiros com sequências de materiais e atividades iguais para todos com ênfase no conteúdo e não nas necessidades e competências de cada aluno. Segundo José Moran, a educação está em processo de grande transformação em todos os níveis, além de existir um movimento forte de construção de ecossistemas educativas que ofereçam as melhores alternativas para as necessidades de cada pessoa em cada etapa da sua vida. Ele explicou que o desafio de combinar qualidade com quantidade é possível através de um planejamento pedagógico estruturado e flexível é possível atender a muitos ao mesmo tempo e conseguir que cada um encontre sentido e relevância podendo personalizar ao máximo o processo de aprendizado.

O professor esclareceu que os principais diferenciais das instituições educacionais mais inovadoras são um currículo trans e ou interdisciplinar mais flexível e personalizado de aluno a aluno, com competências amplas; novas formas de avaliação; modelos híbridos e metodologias ativas, além de várias outras características que levam em conta o ambiente e as condições tecnológicas oferecidas, por exemplo.

E para finalizar a palestra, José Moran sugeriu formas de ensino que fazem sentido para modernização do ensino a distância como: percursos personalizados de aprendizado, plataformas mais inteligentes e estruturadas com aplicativos integrados e o contato direto com os alunos por meio de comunicação audiovisual ao vivo, além de material com incentivo a coautoria de produção.

Raquel Blank
13-09-2016