segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Experiências Exitosas do Pibid na formação profissional

O coordenador institucional do Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência prof. Marcos Barros de Paula do Campus Rio Pomba abriu os relatos sobre o tema explicando que o Pibid valoriza e incentiva os alunos a atuar na licenciatura. Em nosso instituto o programa foi iniciado em 2014 e vai até 2018 e conta com cinco cursos de licenciatura: Biologia, Química e Educação Física (Campus Barbacena), Física (Campus Juiz de Fora) e Matemática (Campus Rio Pomba).
O professor Mauro Alexandre Braz Andretto se formou no Campus Barbacena, é professor da rede estadual de ensino na cidade de Mercês-MG, onde dá aula de educação física. O professor enfrentou a dificuldade da falta de recursos com dedicação e criatividade, organizando eventos para arrecadar fundos que foram investidos na compra de material, além de criar um jornal sobre sua disciplina para despertar o interesse dos alunos, ideias desenvolvidas durante sua participação no Pibid.
Já a professora Josiane Miranda Rafael que leciona na cidade de Tocantins-MG afirmou que o Pibid é responsável pela aproximação do aluno com a sala de aula fazendo com que a prática docente seja exercitada. A professora também lembrou a importância da bolsa, que fez com que ela pudesse se dedicar exclusivamente durante o curso melhorando seu rendimento, além de achar que foi devido a essa dedicação que conseguiu a aprovação em um concurso público.
O aluno Márcio Fernandes Santana da Costa, estudante de Física do Campus Juiz de Fora acredita que ser bolsista do Pibid ajudou na desenvoltura em sala de aula, tornando-a mais atraente e despertando assim o interesse dos alunos.

Pibid
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID oferece bolsas aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.



Texto: Raquel Blank
Com informações do MEC
12-09-2016