Iniciadas atividades do III Simepe

Começou nesta segunda-feira, dia 12, o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simepe) do IF Sudeste. O evento, que conta com palestras, apresentações orais e de pôsteres, oficinas e atividades culturais, é realizado no Campus Rio Pomba. A expectativa é que, nos três dias, cerca de duas mil pessoas conheçam a produção acadêmica do IF Sudeste. Para participar, é preciso se inscrever pelo site simepe.ifsudestemg.edu.br ou pessoalmente na entrada do evento.
Agora à tarde, são realizadas apresentações sobre as experiências com a docência nas escolas da região, projetos de sucesso desenvolvidos por ex-alunos, o empoderamento feminino por meio do Programa Mulheres Mil e equoterapia. O destaque da programação fica por conta da palestra da abertura oficial com o professor da Universidade de São Paulo, Antônio Carlos Mazzeo. Ele falará sobre o projeto Escola sem Partido. Ao final, está prevista a apresentação da Orquestra Retocanto, de Itaperuna (RJ).
Na terça, as atividades começam na parte da manhã com apresentações sobre a área de educação profissional e a distância. Haverá ainda mesa redonda sobre empreendedorismo e inovação. À tarde, será a vez das discussões sobre inclusão escolar e diversidade, como o mestrado pode apoiar nas ações de gestão e a atuação das mulheres negras.
O evento termina na quarta, 14, com palestras sobre a área de pesquisas. Neste dia, o destaque ficará por conta das oficinas. Os participantes aprenderão, na prática, a como elaborar turbantes, técnicas de palhaçaria e também a como fabricar queijos caseiros.

Seminário de Internacionalização
No último dia, ocorrerá ainda o V Seminário de Internacionalização. Serão discutidas políticas de mobilidade internacional e será lançado oficialmente o primeiro edital do programa do IF Sudeste, que permitirá que alunos de cada um dos 28 cursos de graduação possam ter experiências acadêmicas em outros países.

Texto: Lidiane Souza
12/09/16