III Simepe promove integração e conhecimento

Terminou na última quarta, dia 14 de setembro, a terceira edição do Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - Simepe, realizada no Campus Rio Pomba. O evento institucional do IF Sudeste MG reuniu trabalhos acadêmicos/científicos realizados no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Foram realizadas palestras, mesas redondas e oficinas, além de apresentações artístico-culturais, entre outras diversas atividades.
O Simepe é o maior evento multicampi do Instituto e promove a divulgação de trabalhos de destaque, acadêmicos ou não, entre o público interno e também externo à instituição. A edição deste ano contou com 1.836 participantes inscritos. De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Frederico Souzalima Caldoncelli Franco, o IF Sudeste MG tem amadurecido muito na organização do SIMEPE: “temos corrigidos as falhas dos anos anteriores, como também implantados novidades a cada ano que surpreende a todos. O ponto marcante do III Simepe foi a consolidação do envolvimento da comunidade acadêmica do instituto e o fortalecimento da integração entre as unidades do IF Sudeste MG”.
A Comissão de Trabalhos Técnicos Científicos implementou, em 2016, a avaliação prévia dos trabalhos para aprovação dos mesmos a serem apresentados durante o III Simepe, o que não havia sido realizado nos anos anteriores. O processo de avaliação dos trabalhos foi todo realizado em sistema informatizado possibilitando maior agilidade e precisão do mesmo, o simpósio contou com 288 trabalhos aprovados. Como inovação, os melhores trabalhos de cada eixo (Ensino, Pesquisa e Extensão) nas 3 áreas (Ciências da Vida, Ciências Humanas e Ciências Exatas) foram apresentados oralmente e destes os 3 melhores trabalhos de cada Eixo nas 3 Áreas foram premiados com troféus.
Pela primeira vez no Simepe, a instituição recebeu uma apresentação cultural externa ao IF, Orquestra Retocando - Meninos da Periferia de Itaperuna – RJ, que abrilhantou e emocionou todos presentes na noite de abertura do SIMEPE.
Para finalizar, Frederico Franco falou sobre a expectativa para a próxima edição do Simepe: “certamente o IF Sudeste MG estará envolvido para continuarmos a desenvolver um evento de grande qualidade e participação em massa da comunidade acadêmica, implementando cada vez mais a integração de todas as unidades do instituto por meio das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no IV SIMEPE, que será realizado no campus Juiz de Fora”.
Seminário de Internacionalização no Simepe
Este ano, com a incorporação do Seminário de Internacionalização, o Simepe ficou ainda mais grandioso. Foi a quinta edição do Seminário, que tem o objetivo de dar maior visibilidade aos programas internacionais desenvolvidos, além de aumentar o entendimento e a compreensão de toda a comunidade acadêmica dos benefícios que podem ser gerados pela participação em programas de cooperação internacional.
Recentemente o IF Sudeste MG divulgou o primeiro edital de mobilidade internacional. Alunos dos 28 cursos superiores da instituição serão selecionados para um programa de complementação acadêmica em instituições parceiras localizadas na Argentina, Bélgica, Portugal, Uruguai e Reino Unido. Este trabalho, entre outros, foi divulgado no Seminário de Internacionalização, que, segundo o assessor de Relações Internacionais do Instituto, Wagner Eduardo Rodrigues Belo, foi um sucesso. Para Wagner, integrar o grande evento anual da instituição, possibilitou que as ações internacionais desenvolvidas sejam vistas de forma mais integrada. O assessor destaca a presença de parceiros internacionais no Seminário. Representantes de instituições de ensino de Portugal e da Argentina estiveram presentes. Tais instituições vão receber alunos do IF Sudeste MG. A expectativa é que o Seminário de Internacionalização continue integrando o Simepe nos próximos anos.
Texto:Fernanda Coelho/Raquel Blank
22/09/2016