Pular para o conteúdo principal

Rodada de palestras traz temas sobre ensino e mercado de trabalho

Durante a tarde de quarta-feira, 29, aconteceu um ciclo de palestras sobre futuro do ensino e mercado de trabalho no IV Simepe.
O empresário co-fundador da Novaprolink e da Ramcap (empresa de investimentos em startups e companhias de tecnologia), Marcelo Castanha, ministrou a palestra sobre os desafios do mercado de trabalho na era moderna. Ele trouxe diversos exemplos, apresentando questões como o marketing pessoal na era das redes sociais, além do home office, algo muito frequente para muitos brasileiros. Para Marcelo momentos de troca de conhecimento como os que o Simepe vem desde sua primeira edição promovendo ajudam no crescimento do ensino em nosso país. Ele ainda acrescentou: “iniciativas como essa deveriam acontecer com cada vez mais frequência, pois melhor que possuir o conhecimento é a situação onde existe o compartilhamento e construção coletiva dele”.
Já o diretor de ensino a distância do Campus Juiz de Fora, Felipe La-Gatta, promoveu uma palestra sobre os novos rumos do ensino, com enfoque na educação a distância. Segundo La-Gatta, promover palestras com temas que são interligados mostram como a instituição está cada dia mais antenada com o que está acontecendo na sociedade. “A palestra sobre o ensino a distância por exemplo mostrou como funciona a educação na era tecnológica e como serão praticadas as metodologias educacionais no futuro”.

A coordenadora pedagógica dos cursos a distância, Christiane Lima, esteve presente na palestra ministrada por Felipe La-Gatta e disse que palestras como esta deveriam acontecer mais vezes, pois representa tanto o futuro quanto o presente da educação em nosso país. Ana Clara Lacerda, aluna de Metalurgia do Campus de Barbacena, contou que gostou muito de participar de uma palestra sobre o futuro do mercado de trabalho em um momento de crise no país. “Após ver o Marcelo falar sobre as alternativas no atual mercado de trabalho, me sinto muito mais confiante quanto as minhas futuras escolhas após finalizar meu curso”.
Texto e fotos: Lucas Gabriel MH
Revisão: Raquel Blank