Estudantes mostram desenvoltura em apresentações orais

Muitos estudantes veem as apresentações orais como um dos passos mais complicados da rotina acadêmica. Colocarem-se perante uma banca e terem que mostrar os resultados obtidos em seus trabalhos, prepararem-se para as perguntas dos avaliadores e plateia são desafios para os mais tímidos. Porém, no IF Sudeste MG, os alunos têm a chance de exercer esta atividade desde os cursos técnicos, estando aptos a participar não apenas de trabalhos em sala de aula, mas também de seminários, simpósios e congressos.
O Simepe é uma dessas oportunidades. No dia 28, alunos dos diversos campi puderam apresentar para os participantes do evento os frutos dos projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão realizados na instituição. Foi a primeira vez, por exemplo, que as alunas do curso técnico em Eventos, Rafaela Malaquias, 21 anos, e Enie Laier, 20, enfrentaram a plateia de uma apresentação acadêmica. “Eu estava bastante ansiosa antes. Mas, na hora em que comecei, tudo fluiu tranquilamente”, lembrou Rafaela. “Eu amadureci muito com as oportunidades dadas aqui. Eu tinha outra mentalidade. Agora sei que posso seguir na área acadêmica”, completou Enie.
A estudante do curso de Administração do Campus Muriaé, Natália Maria de Paula, também sentiu um “frio na barriga” antes de enfrentar os avaliadores. “Mesmo assim, achei mais fácil apresentar para quem eu não conhecia do que em sala de aula, onde estão meus colegas”, ressaltou a estudante, lembrando que considerou a apresentação oral uma experiência motivadora e enriquecedora para sua vida acadêmica.
Um pouco mais acostumada com as apresentações, a ex-aluna do curso de Administração do Campus Barbacena, Ana Paula Ferreira, retornou a uma unidade do IF para apresentar os resultados de seu projeto de conclusão de curso sobre o serviço público. “A outra vez em que fiz este tipo de apresentação foi na minha banca de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Acho importante poder passar esse conhecimento para outras pessoas, não ficando restrito onde estudei”.

Novos trabalhos serão apresentados oralmente nesta quinta-feira, dia 30. As exposições acontecem das 9h às 10h30min no blocos E (Ensino), J (Extensão) e N (Pesquisa).
Texto e fotos: Lidiane Souza