Cultura e internacionalização são o foco de mesa redonda no VI SIMEPE

Na tarde desta terça-feira, 5 de julho, às 14h45, aconteceu a primeira mesa redonda do VI SIMEPE (Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão) do IF Sudeste MG com o tema “Parcerias interinstitucionais e internacionalização: Ensino, Pesquisa e Extensão a serviço da formação integral dos estudantes”.

Como é tradicional do Simpósio, a mesa redonda foi aberta com a apresentação artística do professor Tiago Carbonaro, diretor de Ensino do Campus São João del-Rei, campus que sedia simbolicamente o evento.

Professor Tiago levou ao repertório cinco músicas: Chão de Giz (Zé Ramalho), A Tal Canção pra Lua (Vitor Kley e Samuel Rosa), Fácil e Dias Melhores (Jota Quest) e Wish You Where Here (Pink Floyd).

Para mediar a mesa redonda, foi convidado o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRIIT) do IF Sudeste MG, Pedro de Freitas Damasceno da Rocha. Ele iniciou sua fala com uma reflexão a respeito do repertório apresentado pelo professor Tiago e apresentou o primeiro convidado professor Vilton Soares, diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRIIT) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Garantindo a acessibilidade do evento, além dos intérpretes de Libras, os participantes como o professor Vilton fizeram sua autodescrição antes de cada apresentação. Ele começou falando do próprio IFMA, sua internacionalização e os
vetores que embasam o trabalho: prospecção, parceria, ações estruturantes e diálogo. Professor Vilton finalizou seu discurso com a apresentação da estudante Gerliane Chaves, uma representante do programa de internacionalização da instituição.

A segunda fala foi do professor Fernando Taques, responsável pela área de internacionalização do Instituto Federal Catarinense (IFC). Ele falou sobre a atuação na instituição, que se baseia na interação dialógica, interdisciplinaridade entre conhecimentos e expertises, impacto na sociedade dos estudantes que participam e impacto na vida dos estudantes enquanto pessoas. “Estamos falando de uma amálgama que envolve e reúne Ensino, Pesquisa e Extensão”, finalizou.

Depois foi promovido um debate e os participantes responderam às perguntas dos participantes, concluindo a atividade.