Pular para o conteúdo principal

Temáticas diversas marcam primeiro dia de oficinas do VI SIMEPE

No dia 5 de julho, começou a sexta edição do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIMEPE) do IF Sudeste MG, cujo tema é “Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: oportunidades e desafios para a materialização da excelência na educação profissional, científica e tecnológica”.

Para começar os trabalhos, os participantes puderam escolher entre três oficinas: "GamIFique", com Thaís Reis de Assis; "Descomplicando o Trabalho Acadêmico de acordo com as Normas da ABNT de apresentação”, com Maria de Lourdes Cardoso e "Cultura representada em tirinhas bilíngues", com Maria Catarina Paiva Repolês e Josimar Gonçalves Ribeiro. As oficinas foram selecionadas através de edital, em que servidores (docentes e TAEs) puderam participar.

“GamIFique” trouxe a oportunidade dos inscritos aprenderem sobre “gamificação”, que é o uso de mecânicas de jogos para engajar e facilitar o aprendizado. Segundo Thaís, a proposta nasceu com a necessidade de “repensar a forma de ensinar e por que não de aprender” que o ensino remoto trouxe aos professores. Segundo ela, mais de um bilhão de pessoas jogam no mundo, então, a gamificação pode sim ser usada como ferramenta de ensino e de aprendizagem. 

"Descomplicando o Trabalho Acadêmico de acordo com as Normas da ABNT de apresentação” deu dicas para quem quer produzir trabalhos acadêmicos de maneira mais “descomplicada”, passando por gêneros, conceitos e normas de produção de trabalhos científicos.

A oficina "Cultura representada em tirinhas bilíngues" apresentou uma atividade interdisciplinar usando o gênero textual “tirinha” e enfatizando suas características enquanto ferramenta para o ensino de línguas.

Comentários