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Primeiros trabalhos síncronos são apresentados no VI Simepe; apresentações assíncronas estão disponíveis


O VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simepe) teve, na manhã desta terça-feira (5 de julho), as primeiras apresentações de trabalhos. As chamadas explanações assíncronas, equivalentes às dos pôsteres em eventos presenciais, estão acessíveis no canal do IF Sudeste MG no YouTube. É possível conferir aqui os títulos e os links para os vídeos correspondentes.

Os campos temáticos dos projetos, dos eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão, são diversos: Ciências Exatas e da Terra, Agrárias, da Saúde, Humanas e Linguística, Sociais Aplicadas e Letras e Artes. Muitos dos trabalhos apresentados de forma assíncrona são abordagens relacionadas a impactos da pandemia em diferentes segmentos da sociedade, mas dezenas de outros temas também estão em pauta. São, no total, 51 trabalhos assíncronos disponíveis no YouTube.

As apresentações síncronas, equivalentes às exposições orais nos eventos presenciais, foram iniciadas na manhã de hoje, com parte das ações associadas aos eixos de Ciências Biológicas e Ciências Exatas e da Terra. O primeiro grupo teve como mediadora a servidora Iara Nascimento, acompanhada pelos avaliadores Alessandra Furtado e José Emílio Zanzirolani, enquanto o segundo contou com a mediação do servidor Leonardo Cabral, ao lado dos avaliadores Ana Paula Lélis e Emerson Augusto Moraes.

Os trabalhos de Ciências Biológicas abordaram experiências em Pesquisa e Ensino, trazendo tanto estudos sobre questões práticas da área quanto ferramentas para o processo de aprendizagem. Foram apresentados (conteúdo disponível aqui):

  • Avaliação dos padrões encontrados em comunidades arbóreas de florestas de altitude (por José Hugo Campos Ribeiro – Campus Rio Pomba – e Luísa Silva Castro – Campus Muriaé);

  • Data Wrangling em dados proteômicos: preparação de dados para aplicação de aprendizado de máquina (por Luísa Silva Castro e Rodrigo Oliveira Almeida – Campus Muriaé);

  • Explorando jogos didáticos: uma proposta auxiliar para o ensino de célula no Ensino Médio (por Paola Resende, Graziele Nascimento, Bruna Pimenta e Ana Paula Matta – Campus Barbacena);

  • O uso do jardim sensorial como estratégia facilitadora do ensino de Biologia (por Paulo Bomtempo Júnior – Campus Rio Pomba);

  • Resgate, manejo e conservação de abelhas nativas na cidade de Rio Pomba – MG (por Raquel Ceroni e Vânia Maria Xavier – Campus Rio Pomba);

  • Vivências dos pibidianos em período pandêmico (Jairo Felipe da Silva, Ayeska Oliveira, Rúbia Silveira e José Emílio Zanzirolani – Campus Barbacena).

Já no campo das Ciências Exatas e da Terra, os projetos apresentados no primeiro dia do Simpósio foram de Pesquisa, com boa parte do conteúdo tratando de tecnologias a serviço da área de Saúde. As apresentações foram destes projetos (disponíveis aqui):

  • Análise citopatológica da leucemia linfóide aguda utilizando aprendizagem profunda (Iago Arrighi, Alessandra Coelho – Campus Rio Pomba – e Matheus Baffa – USP);

  • Identificação de regiões pulmonares afetadas pela Covid-19 a partir de imagens médicas computadorizadas (Lavínia Beghini e Silvana Faceroli – Campus Juiz de Fora);

  • Novo módulo do equipamento Speed com sensor ultrassom que avalie a velocidade de deslocamento em performances físicas e esportivas (Regis Aloysio Vaz e Ruy Batista Neto – Campus Rio Pomba);

  • Tipificação de neoplasias cerebrais em imagens de ressonância magnética utilizando redes neurais convolucionais (Davidson Lucas de Souza, Alessandra Coelho – Campus Rio Pomba – e Matheus Baffa – USP).

Na terça e na quarta-feira, haverá outras apresentações síncronas. A programação delas está aqui.

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