Pular para o conteúdo principal

Último dia de oficinas do VI Simepe tem Robótica e recursos didáticos


O dia final das oficinas no VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão levou aos participantes dois campos temáticos: a Robótica e a Educação, com ferramentas que podem otimizar o processo de ensino-aprendizagem. No início da tarde desta quinta-feira (7), foram três ações ministradas por servidores do IF Sudeste MG.

O professor Heudes Eduardo Rogério, do Campus Avançado Ubá, utilizou exemplos concretos para oferecer uma introdução à Robótica. Em tempo real, ele fez demonstrações de programação de pequenos robôs utilizando uma plataforma didática (Open Roberta Lab), sempre explicando quais são as finalidades práticas de cada uma dessas ações. É possível desenvolver soluções nos campos do Trânsito e da Segurança, por exemplo.

Também do Campus Avançado Ubá, a professora Fernanda Reiff levou à sua oficina as técnicas do storytelling e da gamificação enquanto estratégias de ensino (vide à direita imagem usada na apresentação). Ao longo da oficina, a docente mostrou uma série de exemplos de narrativas e atividades gamificadas que já utilizou em sala de aula e debateu com os inscritos de que forma essas propostas trazem benefícios ao ensino de idiomas, para citar sua área específica de atuação. Fernanda proporcionou aos inscritos a experiência concreta de tentar resolver desafios.

A oficina proposta pela professora Janaína Assis Rufino, do Campus São João del-Rei, também trouxe a interatividade como um recurso para a Educação. “A Extensão como espaço de tecer saberes, ligar fazeres: o jogo” apresentou uma ferramenta didática elaborada pela estudante de Letras Claudia Elisa Amorim na plataforma Genially: um jogo em que os participantes interagem num ambiente virtual e lúdico para estimulá-los na construção do conhecimento.

Comentários