2ª edição do Simepe já tem data marcada

A segunda semana de novembro será especialmente movimentada para a comunidade acadêmica de todas as nove unidades do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e, mais ainda, para o Campus Barbacena, que sediará três eventos em um. Vem aí a 2º edição do Simpósio Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG (Simepe), seguida da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia local (SNCT), ambos realizados em meio às comemorações do aniversário de 105 anos do Campus, um dos mais antigos da Rede Federal.

O Simepe começa em 9 de novembro e termina no dia 11 do mesmo mês, quando acontece a abertura da SNCT. Esta, por sua vez, segue até sábado, 14. A ideia é envolver o maior número de interessados possível, além de otimizar os gastos com infraestrutura e serviços especializados.

Integração

A indissociabilidade entre “Ensino, Pesquisa e Extensão” é o foco do Simepe 2015, cuja  proposta principal permanece a mesma, em relação a 2014: consolidar o espaço de divulgação, discussão e integração do conhecimento acadêmico originado nos campi. A programação ainda não foi divulgada, mas o planejamento da comissão organizadora já inclui palestras, mesas redondas, apresentações de pôsteres, apresentações culturais e exposições em estandes. Tudo isso com a participação de servidores e alunos de diversos campi, que estarão em contato direto, podendo trocar experiências e compartilhar conhecimento.

Segundo o presidente da comissão, Frederico Souzalima Caldoncelli Franco, as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão terão seus momentos individualizados, mas cada assunto estará sempre atrelado aos demais. Assim, temas diretamente ligados à Pesquisa, por exemplo, receberão uma abordagem que permita aplicações para docentes e pesquisadores do Ensino e da Extensão também.

Para se programar

A comissão organizadora planeja que as submissões de trabalhos sejam abertas no período de 16 de setembro a 25 de outubro, a partir da divulgação de critérios no site simepe.ifsudestemg.edu.br Já as inscrições estão previstas para iniciarem em outubro.