IV Simepe tem tarde cultural no último dia de evento

O último dia de Simepe foi marcado por roda artística com temas de grande relevância para a mídia atual. Para abrir a tarde cultural, foi realizada apresentação teatral, no Anfiteatro do Prédio Administrativo, com o tema diversidade de gêneros.
Segundo a diretora artística do Núcleo Teatral do Campus Rio Pomba, Rúbia Maroli, poder apresentar uma peça teatral no Simepe é muito importante para divulgar o trabalho realizado e incentivar os alunos dos demais campi a estudarem as técnicas teatrais. “O Simepe proporciona a integração entre ciência, tecnologia e os mais variados tipos de arte. Por isso é muito bom fazer parte deste grande evento”.
Para a aluna do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus de Rio Pomba, Carolina Silva, participar desta sessão teatral representou um momento de compartilhamento de ideias. Israel Felipe, colega de curso de Carolina, disse que, desde que passou a fazer parte do teatro, conseguiu fazer mais amigos. “Trazer a peça para o Simepe representou uma grande conquista para nós”.

CINEDEBATE - IV SIMEPE

Em seguida, foi feita a mostra de curtas-metragens, onde foram exibidos os principais filmes produzidos pelos alunos do Campus Santos Dumont. Entre os temas abordados estão a questão da transição entre a adolescência e a vida adulta, a depressão e as relações humanas e seus dilemas.
Para o professor de Filosofia do Campus de Santos Dumont, Tiago Fávero, ter a oportunidade de exibir para as demais unidades as obras cinematográficas produzidas por seus alunos no Simpósio é um momento ímpar. “É sempre interessante promover momentos como este propostos pelo Simepe, para assim construir o conhecimento coletivo. Por isto estou muito contente de mostrar, aqui nesta edição, o que aprendemos até hoje com o cinema amador”.
Em sua primeira participação no Simepe, a estudante do curso técnico de Manutenção de Sistemas Metroferroviários do Campus Santos Dumont, Ana Lídia, já conseguiu apresentar um projeto audiovisual com sua assinatura. “É uma satisfação para mim, estar aqui fazendo parte desta edição do Simepe. E principalmente por saber do poder modificador trazido na vida acadêmica do instituto”.
Texto: Lucas Gabriel MH

Revisão: Lidiane Souza