Pular para o conteúdo principal

Oficina de Redação Científica ensina principais regras para publicação de artigos

Na manhã desta quarta-feira, dia 14, o professor dr. Rogério Faria Vieira, pesquisador da Embrapa da cidade de Viçosa-MG, ministrou a “Oficina de Redação Científica”, com o objetivo de explicar como estruturar e organizar um artigo científico com enfoque em pesquisas quantitativas. O professor frisou a importância de saber inglês, já que a maioria das revistas científicas, inclusive as brasileiras, exige o artigo na língua estrangeira, por isso  também é importante que o artigo seja bem escrito na língua original, para evitar equívocos no caso de ser traduzido por pessoas que não sejam especialistas no assunto.
Outra dica importante é ler artigos que já foram publicados na revista para qual o aluno submeterá sua pesquisa, conhecendo a revista é mais fácil se adaptar ao seu estilo e aumentar as chances do artigo ser aprovado para publicação.
Geralmente o roteiro seguido pelas revistas científicas é IMRaD (introduction, methods, results discussion) que traduzindo são: introdução, métodos e materiais, resultados e discussão. De acordo com Rogério Vieira, a introdução é o momento em que o pesquisador mostra o que já se conhece sobre o assunto para depois apontar o que será descoberto com a pesquisa, que é o objetivo do trabalho. A discussão não tem um roteiro, porém deve conectar a hipótese proposta pela pesquisa e os resultados esperados. O professor acredita que se deva apontar as possíveis falhas que possam existir na pesquisa, também no momento da discussão, como forma de reflexão sobre o assunto estudado.

E finalmente a conclusão do trabalho é a parte mais importante, pois neste tópico se explica os resultados da pesquisa e novas direções para futuras investigações, quando for o caso. 

Texto e imagem: Raquel Blank
14-09-2016