Baque do Vale traz Maracatu ao Campus Juiz de Fora

Os sons dos tambores tomaram conta do centro do Pentágono do Campus Juiz de Fora no final da manhã desta quarta-feira, dia 29. Os integrantes do Grupo de Maracatu Baque do Vale colocaram estudantes e servidores para dançar com as músicas folclóricas de origem afro-brasileira. O grupo, que é um dos projetos de Extensão desenvolvidos no Campus Rio Pomba, fez parte da programação cultural do IV Simepe.

Com roupas tradicionais utilizados nos maracatus, os integrantes tocaram não somente os tambores que dão o som típico do ritmo, mas também agogô e ganzá. O responsável pelo projeto é o professor de História, Rafael de Souza. Participante da apresentação, ele ressaltou a dedicação dos estudantes à atividade cultural. “Gostaria de agradecer aos alunos que, apesar de se dedicaram às disciplinas dos cursos, ainda têm tempo para se dedicarem à divulgação de nossa cultura”.
Texto: Lidiane Souza
Fotos: Louise Moraes