Simepe tem saldo positivo no primeiro dia de evento

Estudantes dos campi que compõem o IF Sudeste MG tiveram a oportunidade de mostrar suas pesquisas na tarde desta terça, dia 28, durante a apresentação de pôsteres do IV Simepe. O Simpósio está sendo realizado no Campus Juiz de Fora até o dia 30 de novembro.
Para o estudante do curso de Licenciatura em Física do Campus JF, Cleber Nascimento da Costa, eventos como este estimulam a produção acadêmica, além de proporcionar a divulgação de projetos produzidos pelos alunos dos campi presentes. “Tenho me dedicado a projetos de extensão ligados a meu curso, que é a Física. Por este motivo é muito importante estar aqui”, revelou Cleber, que acredita que a experiência servirá de base para quando estiver na pós-graduação.
Muito além da exposição

O aluno de Educação Física do Campus Rio Pomba,Caio Rossi acredita que o evento promove um compartilhamento de ideias muito importante para a formação acadêmica e pessoal de todos os presentes. “Você poder trazer tudo o que aprendeu em sala de aula, e levar esse conhecimento a quem não conhece o assunto é muito gratificante”, revelou.
Para as alunas do curso técnico integrado em Informática do Campus Juiz de Fora, Talíta Silva Florenzano e Nathália Moreira de Castro, fazer parte do Simepe e apresentar o projeto de ensino de novas tecnologias para pessoas da terceira idade é muito importante para divulgar o poder motivador e modificador nas comunidade das redondezas do instituto. “É sempre emocionante ver pessoas que antes não conseguiam sequer ligar um computador estar hoje dominando a tecnologia. O Simepe vem para divulgar e enobrecer o projeto”, relatou Nathália.

Vozes da experiência
O professor do Campus Rio Pomba e avaliador dos pôsteres, Arnaldo Prata Neiva Júnior, relatou que vem acompanhando o Simepe desde sua primeira edição e, desde então, tem visto uma grande evolução tanto na questão da participação dos alunos, quanto na qualidade do evento. “Na minha opinião, este é o evento mais importante dos Institutos Federais”.
Raquel Fernandes, técnica administrativa do Campus JF, relatou que fazer parte do evento é uma oportunidade para criar o compartilhamento de opiniões entre todos os alunos e servidores presentes. “Através do Simepe podemos ver uma diversidade de opiniões sobre os mais variados assuntos. Além de uma gama muito grande projetos de pesquisa, ensino, dentre outros. O que incentiva a produção acadêmica”, comentou.
O reitor do IF Sudeste MG, Charles Okama de Souza, ressaltou a importância de o Simepe ser o maior evento da Instituição. “Chegamos agora na quarta edição, onde o Campus Juiz de Fora acolheu o evento e tem mostrado junto a sua comunidade e equipe organizadora que é composta pela Reitoria, como dos demais campi, uma magnitude, pois atinge as áreas de pesquisa, ensino e extensão. Além também de outros temas interessantes como inovação, tecnologia, internacionalização, várias atividades culturais, oficinas, teatro, apresentação de trabalhos importantes para nossos alunos e servidores”.

Texto: Lucas Gabriel MH
Fotos: Louise Moraes