Abertas as inscrições para o VI Simepe

Maior evento acadêmico do IF Sudeste MG reunirá comunidade de 5 a 7 de julho sob o tema “Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão”

Após pausa de dois anos, o maior evento acadêmico multicampi do IF Sudeste MG está de volta. Nesta quarta-feira, 1º de junho, abriram-se as inscrições para o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG, que oferece a alunos, servidores e também à comunidade externa uma oportunidade de divulgação, interação e aquisição de conhecimentos relacionados ao referido tripé institucional.

O encontro, que excepcionalmente será virtual, está marcado para os dias 5 a 7 de julho, incluindo em sua programação: palestras, oficinas e minicursos, mesas redondas e apresentações de trabalhos. O tema da sexta edição será “Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: oportunidades e desafios para a materialização da excelência na educação profissional, científica a tecnológica". Uma das atrações virtuais mais esperadas para o evento é o líder indígena Ailton Krenak, que levantará o tema “A Terra tem seus limites”. Krenak é um dos mais proeminentes intelectuais brasileiros da atualidade e uma liderança histórica do movimento nacional indígena.

O Simepe é gratuito e voltado às comunidades acadêmica, administrativa e externa do IF Sudeste MG, mas principalmente a alunos envolvidos em trabalhos acadêmico-científicos. Quem não submeteu resumos de trabalhos e nem minicursos ou oficinas está convidado(a) a participar como ouvinte, inscrevendo-se pela plataforma Cevibra até 3 de julho. A programação completa também está disponível na mesma plataforma.

O objetivo do Simpósio é reunir trabalhos acadêmicos/científicos realizados no âmbito institucional, reforçando a integração das três dimensões inerentes ao trabalho acadêmico e científico. Busca-se, assim, promover, divulgar e valorizar o conhecimento produzido em cada uma das 11 unidades que compõem o IF Sudeste MG. A organização acontece de forma colaborativa entre a Reitoria e os campi, coordenados por uma comissão central especialmente designada, além de comissões científica, de comunicação e de planejamento.

Jornada de Indissociabilidade

Uma particularidade da sexta edição do Simepe será sua integração com outro importante evento institucional: a “Jornada de Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão”, que terá seu último eixo realizado em 6 de julho, ou seja, no segundo dia de Simpósio. Assim, a Jornada será concluída dentro do próprio Simepe, tratando das relações no mundo do trabalho. Saiba mais sobre a Jornada.