Pular para o conteúdo principal

Diversidade de temas marca sequência de minicursos no último dia de SIMEPE


De produção de queijos artesanais a Robótica. O início da tarde desta quinta-feira, dia 07 de julho, último dia das atividades do VII SIMEPE (Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão), foi marcado pela realização de seis oficinas com temas diversos. Os encontros ocorreram pela plataforma Google Meet.

Um dos minicursos teve como tema “Guerra na Ucrânia: implicações geopolíticas” e foi ministrado por Helisson de Paiva Miranda. Durante a atividade, Helisson fez uma análise mais profunda do conflito, do ataque inicial da Rússia, da resistência ucraniana e dos diversos pontos de vista e narrativas sobre o conflito. Tema importante que, certamente, estará presente do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2022.

Outro tema importante, especialmente em um contexto institucional com uma instituição que já possui 10 campi e uma Reitoria com uma complexa estrutura organizacional, foi “Assédio no contexto institucional contra mulheres: identificação e implicações na saúde” minicurso em que a psicóloga do IF Sudeste MG, Ludmila Silva Pinho, abordou as situações delicadas implicadas no assédio em todas as suas formas, seja ele moral ou sexual. A psicóloga da Reitoria também apresentou os caminhos para a denúncia e o trabalho de acolhimento realizado na instituição nesses casos.

Confira todos os minicursos que aconteceram de 13h às 14h30:

Minicurso 8: “Boas práticas de Segurança da Informação e Proteção de Dados Pessoais: o mínimo que você precisa saber para se proteger das ameaças digitais.”
Responsáveis: Pollyana Esteves dos Reis Moreira e Jorge Hara

Minicurso 9: “Guerra na Ucrânia: implicações geopolíticas.”
Responsável: Helisson de Paiva Miranda

Minicurso 10: “Programação em Melfa Basic IV para o Atuador Robótico RV-2AJ”
Responsável: Wander Antunes Gaspar Valente

Minicurso 12: “Produção de queijo minas artesanal”
Responsável: Maurilio Lopes Martins


Minicurso 13: “Redação no ENEM: desenvolvimento do tema e da argumentação”
Responsáveis: Marcela Zambolim de Moura e Denise Souza Rodrigues Gasparini

Minicurso 14: “Assédio no contexto institucional contra mulheres: identificação e implicações na saúde”
Responsável: Ludmila Silva Pinho

Créditos imagem 1: <a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/queijo-fresco">Queijo fresco foto criado por Racool_studio - br.freepik.com</a>

Comentários