Gaudêncio Frigotto resgata a memória e traça os principais desafios da educação profissional

Como uma das últimas atividades da quinta-feira, 7 de julho, do VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIMEPE) do IF Sudeste MG, aconteceu a palestra ““Educação profissional e tecnológica: memória, contradições e desafios” com o professor Gaudêncio Frigotto.

Mais uma vez, considerando que esta foi sua segunda apresentação no simpósio, o professor Tiago Carbonaro, diretor de Ensino do Campus São João del-Rei, campus que sedia simbolicamente o evento, abriu a palestra com uma apresentação artística animada por sucessos nacionais. Em seguida, autoridades do IF Sudeste MG introduziram a trajetória do docente convidado, ressaltando seu papel na criação da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.

A trajetória do palestrante fala por si só, como apresentado no artigo “A EDUCAÇÃO PÚBLICA SOB FOGO CRUZADO: CONVERSA COM GAUDÊNCIO FRIGOTTO” de Cristiane Moreira da Silva, Gabriela Almeida Kronemberger e Rodrigo dos Santos Borges, estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Gaudêncio Frigotto é natural do município de Antônio Prado, no Rio Grande do Sul (RS). Graduado em Filosofia e Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE), atualmente Universidade de Ijuí (UNIJUÍ), mestre em Administração de Sistemas Educacionais pela FGV/RJ e doutor em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC/SP.  É professor titular aposentado na UFF e, atualmente, é professor adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Considerado um dos principais intelectuais brasileiros no campo da Educação, Gaudêncio Frigotto tem dedicado sua carreira a analisar a relação entre o sistema capitalista, o trabalho e a educação, com especial atenção para a Educação Profissional Técnica e Tecnológica, assim como trazendo reflexões sobre políticas públicas e o sentido da educação como formação humana. É autor e coautor de 20 livros e de dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Em sua palestra, professor Gaudêncio fez uma retrospectiva sobre a história do ensino profissional técnico no Brasil, que já soma mais de 110 anos, e problematizou a atual conjuntura de investimentos em educação no país e os rumos que os institutos federais, CEFETs e demais escolas que compõem a Rede Federal terão nos próximos anos se não houver a retomada maciça de investimentos neste segmento.

Após a apresentação, Frigotto respondeu perguntas do público e ouviu os agradecimentos de representantes do IF Sudeste MG.