Pular para o conteúdo principal

Estágio docente durante a pandemia é tema de mesa redonda no VI SIMEPE


O segundo dia do VI SIMEPE, quarta-feira, 06 de julho, foi marcado pelo último encontro da Jornada de Indissociabilidade, série de eventos promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão do IF Sudeste MG. 

Como parte da programação, aconteceu a mesa redonda “Os desafios do estágio docência durante a pandemia” com os docentes Marcos Barros de Paula (IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba) e Janaína de Assis Rufino (IF Sudeste MG – Campus São João Del Rei), ambos apresentados na imagem ao lado. A mediação foi feita pela professora Rosana Machado. 

Primeiro a falar, o professor Marcos, que é da área de Exatas, ressaltou que o importante do estágio docência é permitir ao bolsista a experiência de ser docente. Segundo o convidado, até 15 anos atrás as oportunidades de bolsa eram mais restritas. “O bolsista pode por em prática os conhecimentos que recebe no dia a dia do curso e permite, ao mesmo tempo, que ele experimente a docência”, enfatizou.

Já a professora Janaína levou uma perspectiva diferente: “Precisamos pensar o estágio em Licenciatura iluminado pelos refletores da Extensão. Precisamos falar sobre o exercício da ludicidade, como um processo potente de ensino-aprendizado”, reiterou.

Especialista da área de Letras e Linguagens, Janaína contou que, durante os dois anos de pandemia, o estágio docência teve outros desafios a serem enfrentados pelos docentes e estudantes em estágio. Ela citou a questão do letramento digital sobre “reaprender” a dar aulas neste formato até a quase desistência dos alunos devido às dificuldades, mas que acabaram sendo superadas ao longo do caminho. 

Nesse processo de retorno ao presencial, segundo a professora de Letras, há o desafio da transposição, mas ela pondera que tudo deve ser levado em conta com um aprendizado “e agregar tudo que aprendemos destes momentos”, concluiu.

Após as falas, os professores responderam a perguntas dos participantes numa oportunidade de troca de experiência entre os convidados, a quem acompanhou em tempo real a atividade.

Comentários