Pandemia de Covid-19 (e desdobramentos) é assunto recorrente em segundo dia de apresentações
7.7.22As apresentações de trabalhos síncronos, aqueles que acontecem em tempo real, começaram no dia 5, mas a maior parte delas aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 6. Estavam previstas 61 apresentações nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.
Houve grande diversidade de temáticas, porém, a expressiva quantidade de pesquisas que trouxe a pandemia e seus desdobramentos como pano de fundo merece destaque. Abaixo comentamos brevemente alguns trabalhos. As apresentações estão disponíveis no canal do IF Sudeste MG no YouTube.
Ciências da Saúde (assista aqui)
“AVALIAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES E INTENÇÃO DE COMPRA DE BISCOITO INTEGRAL COM BAGAÇO DE MALTE E CÚRCUMA LONGA L.”, de Juliana Santos Marques, Johnny Herbert Oliveira Guerra, Dímilly Guimarães Caldoncelli Franco e dos professores Frederico Souzalima Caldoncelli Franco, Isabela Campelo de Queiros e Eliane Mauricio Furtado Martins, apresentou resultados de uma pesquisa feita a fim de verificar a intenção de compra de biscoito, diante do contexto da pandemia, que trouxe uma maior preocupação com hábitos mais saudáveis.
“SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DOS CURSOS SUPERIORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19”, de Milena Cristina Pinto, Tatiene Inês Domingas Ferreira Silva, Jaiane Maria de Freitas, Graziela Lage de Oliveira, com orientação de Esther de Matos Ireno Marques, mostrou resultados de uma pesquisa que avaliou a prevalência de sintomas de ansiedade, depressão e estresse, além de outros aspectos da saúde mental em estudantes do ensino superior do IF Sudeste MG durante a pandemia de Covid-19.
Ciências Agrárias (assista aqui)
Ler os rótulos ficou mais fácil para quem assistiu ao trabalho “RÓTULOS DE ALIMENTOS: ORIENTAÇÕES AOS CONSUMIDORES”, de Carine Clara Olímpia de Assunção e Rejiane Avelar Bastos. Elas desenvolveram conteúdos de mídia com dicas para entender os rótulos dos alimentos a partir da percepção de que a legislação sobre o assunto é ineficaz e de que os rótulos trazem termos muito técnicos.
“ANÁLISE DE CONCENTRADOS PROTÉICOS NA DIETA DE BOVINOS DE CORTE”, de Luanna Carla Coelho, Maria Isabela Moreira e Daniel Evangelista Dorigo, com orientação de Valdir Botega Tavares, foi realizada com o objetivo de avaliar dois tipos de concentrados com diferentes níveis protéicos e quantificar os ganhos de peso dos animais em cada tratamento.
Ciências Sociais Aplicadas (assista aqui)
Ainda no contexto da pandemia, “CAFÉ, MULHER E PANDEMIA: PERSPECTIVAS DE COLHEDORAS DE CAFÉ EM BOM SUCESSO - MG”, desenvolvido por Talita Lara Carvalho Mansur, Danielle Pereira Baliza, Rayssa Caé Santos Adão, Maysa Camargo e Brenda Lima Magalhães, teve como objetivo identificar o perfil das trabalhadoras do café na cidade de Bom Sucesso e entender como essas mulheres enxergam questões como riscos do trabalho, igualdade de gênero, violência e de que forma a pandemia afetou suas vidas.
PROFESSORES EM TRABALHO REMOTO: PERCEPÇÕES DE QUALIDADE DE VIDA, escrito por Camila Tavares de França Rodrigues, Sâmara Sathler Correa de Lima e Esther de Matos Ireno Marques buscou responder à seguinte pergunta: “qual a percepção dos professores acerca da qualidade de vida no trabalho em meio ao trabalho remoto?”.
Ciências Humanas (assista aqui)
Entre tantos trabalhos que merecem destaque, citamos “FALA (D)AÍ QUE A GENTE TE ESCUTA (D)AQUI: INTERVENÇÃO PSICO-EDUCATIVA COM AS EGRESSAS DO PROGRAMA MULHERES MIL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19”, que foi produzido por Wanderléia da Consolação Paiva, Bianca Monteiro Marques Alves (orientadora e co-orientadora, respectivamente), Bianca Alvin de Andrade Silveira, Larissa Souza Teixeira e Arthur Vinícius de Abreu Oliveira, relata a experiência de realização de um espaço virtual de ações psico-educativas que acolhessem as necessidades das participantes do “Programa Mulheres Mil” para a discussão de temas que, de alguma forma, mobilizaram emoções e sentimentos no período da pandemia de Covid-19.
O trabalho “OFICINA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO - TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADE DE ATUAÇÕES”, escrito por Krisnan Ketrin Pereira, Deise da Silva Carvalho, Maria de Lourdes de Assis Santos e Marli Amélia Lucas de Oliveira, conta a experiência da oficina cujo objetivo era refletir sobre as diferentes possibilidades de produção de práticas pedagógicas inclusivas direcionadas aos estudantes diagnosticados com TDAH.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão e o resultado será conhecido durante a premiação, que acontece no dia 7, às 19 horas, no encerramento do VI Simepe.
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