Egressos do IF Sudeste MG compartilham experiências acadêmicas e profissionais em mesa-redonda

Quatro ex-alunos do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais participaram, na noite desta quarta-feira (6), da mesa-redonda “Egressos: horizonte e trajetórias”. Eles compartilharam suas experiências enquanto discentes da instituição e também os caminhos profissionais que tiveram após a fase estudantil. A conversa, que integra a programação da Jornada de Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão e do VI Simepe, foi mediada pelo diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Pedro Rocha.
Raquel Maria de Campos falou sobre o percurso enquanto estudante de Licenciatura em Química, curso em que se formou no Campus Barbacena. Doutoranda em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Raquel contou que, no período na antiga Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, onde cursou o Ensino Médio, descobriu sua vocação e sua predileção pela área da Química. Com vivências acadêmicas internacionais, a ex-aluna do IF Sudeste MG deve defender sua tese de doutorado ainda este ano.
Egresso do Campus Juiz de Fora, Rodolfo Gaudereto se juntou à mesa-redonda para relembrar a época de estudante da Engenharia Mecatrônica. Atualmente Rodolfo é engenheiro sênior de projetos na Elera Renováveis, do grupo canadense Brookfield, e mestrando em Engenharia Mecânica, nas áreas de Petróleo e Energia, pela PUC-Rio. Da mesma forma que Raquel, Rodolfo também passou por uma instituição que antecedeu o IF Sudeste MG – cursou a formação técnica em Eletrotécnica integrada ao Ensino Médio no antigo Colégio Técnico Universitário (CTU).

Professor e pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Amapá (IFAP), Romaro Silva detalhou as experiências como aluno de Licenciatura em Matemática no Campus Rio Pomba (onde também estudou na formação técnica em Informática, na época do Cefet-MG). O professor Romaro relatou que foi a partir do exemplo de outros professores na instituição, ainda no curso técnico, que ele começou a se ver como educador. O docente da Rede Federal é também doutorando em Educação Matemática pela Universidade do Minho (Portugal) e diretor regional (Amapá) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Conexão que vem de berço

A conexão de Carlos Eduardo da Silva (hoje servidor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação) com o IF Sudeste MG precede o tempo em que foi estudante do curso técnico em Agroindústria no Campus Barbacena, já que, há mais de 25 anos, seu pai se tornou técnico-administrativo na mesma unidade (inicialmente, na Escola Agrotécnica Federal). Carlos Eduardo contou que o destino o levou à Escola Agrotécnica com um mês de idade, quando passou a morar em um imóvel funcional na instituição.
Além da formação técnica em Agroindústria, ele chegou a cursar a graduação em Tecnologia em Alimentos. No entanto, o que prevaleceu foi a vontade de trabalhar como técnico-administrativo na instituição. Depois de algumas provas e aprovações em concursos públicos, o ex-aluno do Campus Barbacena trabalhou no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense antes de retornar ao IF Sudeste MG como servidor.
Na parte final da mesa-redonda, após as apresentações, houve um debate em que cada um dos egressos respondeu a algumas perguntas, trazendo novas reflexões sobre suas passagens pelo IF Sudeste MG. O evento completo está disponível no YouTube, neste link.