Com Auto da Compadecida, alunos de Muriaé abrem primeira tarde do Simepe

A criatividade e o talento de alunos do terceiro ano do curso técnico em Agroecologia integrado ao Ensino Médio do campus Muriaé abriram a primeira tarde do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simepe), em Barbacena. Estudantes e servidores de todas as unidades do IF Sudeste MG assistiram nesta segunda-feira (9) a uma peça teatral que retratou o julgamento de João Grilo - trecho do Auto da Compadecida, originalmente escrito pelo dramaturgo paraibano Ariano Suassuna.

Campeão da prova teatral da última gincana do campus Muriaé, o grupo foi convidado a reapresentar a peça no Simepe. O desafio de interpretar João Grilo, um dos personagens de maior repercussão do Auto, ficou por conta da aluna Thaynara Rodrigues. "É bem complicado, numa peça de vinte minutos, falar o tempo todo com o sotaque característico (do personagem). Foi necessário ensaiar muito", relatou.

Sem experiências prévias no teatro, a aluna de Agroecologia garantiu que o envolvimento com o Auto da Compadecida pode inspirá-la a participar de outras iniciativas. "Embora eu nunca tivesse trabalhado antes, é um ramo de que sempre gostei. Pretendo entrar agora num grupo de teatro", concluiu Thaynara.

Imagens e texto: Daniel Leite