Professor do IF Goiano ministra palestra sobre consolidação de cursos de pós-graduação
10.11.15
O percurso entre a ideia inicial
e a consolidação de um curso passa por diversos fatores críticos, especialmente
quando tratamos de pós-graduação stricto
sensu. Neste aspecto, uma das referências da Rede Federal de Educação
Profissional, Científica e Tecnológica é o IF Goiano, com cursos de mestrado e
doutorado em diversos segmentos das Ciências Agrárias. O pró-reitor de Pesquisa e
Pós-graduação da instituição, professor Fabiano Guimarães, compartilhou com
pesquisadores do IF Sudeste MG sua visão sobre o tema na manhã desta terça
(10).
O pró-reitor salientou que, para ser bem-sucedido, um curso de
mestrado ou doutorado precisa, idealmente, partir de uma demanda regional. Do
ponto de vista da instituição, é necessário que haja professores cujas áreas de
estudo sejam efetivamente complementares, distanciando-se da ideia de colcha de retalhos.
Fabiano registrou que os
Institutos Federais têm, sim, a missão de desenvolver cursos de pós-graduação,
até por respeito à Lei 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal e prevê
programas de mestrado e doutorado nas unidades. Esse processo faz parte da
verticalização do ensino nos IFs, que ofertam cursos técnicos em várias modalidades
(inclusive de maneira integrada ao Ensino Médio), de graduação e de
pós-graduação lato e stricto sensu.
"Há um enorme sombreamento
entre os papéis das universidades e dos Institutos Federais (no desenvolvimento
de cursos de pós-graduação stricto sensu).
Mas o IF tem um papel a mais, com (pelo menos) 50% das matrículas em cursos
técnicos. Na pós-graduação em si, os Institutos trabalham mais com pesquisa
aplicada, e as universidades também têm como uma de suas atribuições a pesquisa
básica", afirmou Fabiano, quando questionado sobre as diferenças entre os
programas de pós em IFs e universidades.
O professor acredita que a oferta
de cursos de pós-graduação proporcione ao Instituto Federal uma série de
benefícios: mais qualidade no ensino de diferentes modalidades, estímulo à
continuidade dos estudos pelos docentes, melhores condições de aulas práticas,
a utilização da pesquisa como um mecanismo pedagógico, para gerar conhecimento,
mais interação com o setor produtivo, maior empregabilidade de egressos e
credibilidade da instituição foram alguns dos fatores mencionados.
Texto e imagem: Daniel Leite
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