Sustentabilidade: projetos do IF oferecem alternativas em saúde, economia e gestão de materiais

Uma relação mais saudável e mutuamente benéfica entre pequenos produtores agrícolas e consumidores: é o que propõe o projeto de extensão “Mãos à Horta” coordenado por Carlos Miranda, do Campus Rio Pomba, e que literalmente faz estudantes do curso de Agroecologia colocarem a mão na massa para garantir que agricultores e compradores saiam ganhando, tanto no bolso, como na saúde. O projeto foi apresentado na tarde de terça-feira (10) e envolve cerca de 10 alunos em uma espécie de rede solidária, onde consumidores (ou prossumidores, como preferem chamar, em referência à proatividade) podem fazer encomendas de produtos orgânicos a partir de listas enviadas por e-mail semanalmente aos cadastrados. Os produtos encomendados são entregues, então, na feira livre seguinte, onde estarão disponíveis também variedades para frequentadores que não se programaram. Por ser uma venda direta e planejada, o preço é justo para produtor e comprador, que ainda investe em saúde.

Voltando o tema sustentabilidade para problemas da vida moderna, o professor Camilo de Lélis M. Pereira, do Campus Juiz de Fora, apresentou o projeto de “Qualificação e Aproveitamento de Equipamentos de Informática Obsoletos”. Frequentemente, as pessoas armazenam equipamentos que não utilizam mais, como celulares ultrapassados e computadores que não funcionam, sem saber como descartá-los ou pelo desconhecimento de que após determinado período estes objetos podem causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente. Mas não é o que acontece no Campus, onde os equipamentos obsoletos passam por uma triagem, que os destina a uma reutilização (segunda vida), ou os caracteriza como sucata, passando-se então ao descarte em aterros próprios.

Segundo o professor, trata-se de um modelo de gestão que pode ser aplicado em qualquer campus do IF Sudeste MG. No Campus Juiz de Fora, as ações estão em andamento desde 2013.

Texto e imagens: Elisa Franco