Confira segundo e último dia de Apresentação de Pôsteres
30.11.17
Na tarde desta quarta-feira, 29 de novembro, alunos do IF
Sudeste MG apresentaram pôsteres sobre os mais diversos assuntos entre os eixos
de ensino, pesquisa e extensão. As apresentações contaram com representantes dos
dez campi e Reitoria, vamos conhecer quatro trabalhos a seguir:
O projeto sobre Introdução a Programação para estudantes de
escolas públicas estaduais de Barbacena-MG, se inspirou no fato da programação
de computadores fazer parte do ensino fundamental obrigatório em diversos
países. Marlúcio Pires explicou que a ideia não é ensinar a programação em si,
mas sim, estimular nos estudantes habilidades como criatividade, resiliência,
resolução de problemas e pensamento analítico, através do ensino da introdução
a Programação. Os alunos envolvidos desenvolveram diversos aplicativos, ou
seja, atividade prática que funciona como complemento ao ensino teórico, além
de despertar o espírito inventivo e empreendedor. O projeto ProgramAção ainda
fez surgir em alguns deles, o interesse em cursar graduação em Tecnologia da Informação,
área atualmente carente de mão de obra qualificada.
O aluno Gustavo Fernandes, do Campus Muriaé, explicou que o
projeto “Libras Como Primeira Língua do IF Sudeste MG” surgiu pela necessidade de
integrar e conscientizar os alunos da importância de comunicação com a
comunidade surda, que chega a quase 10 milhões no Brasil. Para isso, foi
montada uma comissão formada por alunos dos cursos técnicos integrados de
Agroecologia, Eletrotécnica e Informática; do curso técnico concomitante de
Secretariado e do curso superior em Design de Moda, juntamente com os alunos
com deficiência auditiva, para criação de um vocabulário de sinais com palavras
técnicas utilizadas no ensino e aprendizado dos cursos. Desta forma, o
instituto estará cada vez mais apto a receber alunos da comunidade surda. Os alunos e também participantes do projeto, Victória Silva e Thobias de Castro também acompanharam a explicação.
Já as alunas do Campus São João del-Rei, Joice e Jéssica,
fizeram um Mapeamento da Capitação de Recursos nos Institutos Federais com
intuito de analisar a participação em editais de fomento à extensão, de modo a
compreender a forma de participação dos IF’s na capitação de recursos extras,
bem como seu tipo de solicitação e aplicação. Concluiu-se ainda é pequena a
participação dos Institutos Federais nos editais de fomento, se comparada com a
participação das Universidades. Incentivar e disseminar o significado da
extensão possibilita avanços que podem se tornar grandes conquista para
comunidade, já que o fazer extensionista pode ser mais possível quando se
aproxima de situações vulneráveis recorrentes em determinada região.
Para finalizar, acompanhamos a apresentação de uma aluna do Campus Manhuaçu
sobre Conscientização do Produtores Rurais e Estudantes da região de Manhuaçu
sobre a conservação de recursos hídricos, já que se constatou que a maioria dos
envolvidos desconheciam as ferramentas básicas de conservação e aumento da
disponibilidade de água em regiões rurais, principalmente na época de escassez
hídrica. Para amenizar o problema, foram distribuídas 120 cartilhas sobre
conservação de água no meio rural durantes três eventos importantes eventos
sobre cafeicultura e comércio de produtos agrícolas, distribuição de 140 mudas de
espécies nativas e também um minicurso sobre o tema para 15 produtores rurais.
Texto e fotos: Raquel Blank
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