Palestra sobre a inclusão na perspectiva extensionista

O professor do Instituto Benjamim Constant (RJ), Anderson de Oliveira Vallejo, na tarde desta terça-feira, dia 28 de novembro, falou sobre a inclusão na perspectiva extensionista. Começou explicando que a deficiência visual pode ser congênita ou adquirida e que dois aspectos devem ser levados em conta:  a idade da instalação e o que determinou a disfunção; devido a essa complexidade do conceito, confessou que uma das dificuldades iniciais em sala de aula, era identificar as pessoas com deficiência para melhor atendê-las.
Servidores e estudantes do IF Sudeste MG  aprenderam que “baixa visão” consiste em perda severa da visão que não pode ser corrigida por tratamento clínico, nem com óculos convencionais, ou seja, é uma condição onde há importante redução da capacidade visual, causando incapacidade funcional e redução do desempenho visual, diferente de problemas como miopia ou astigmatismo. Anderson Vallejo falou sobre vários aplicativos que tornam a vida mais acessível aos portadores de algum tipo de deficiência, como por exemplo, o Braille Fácil, que foi desenvolvido para transcrever, automaticamente, documentos em texto para o Braille, facilitando a leitura das pessoas com deficiência visual, permitindo inclusive, a impressão do documento em impresso Braille.
E para finalizar, explicou que a Acessibilidade Web refere-se à prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas, até mesmo as pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Exemplificou que não adianta um site postar uma foto sem a devida descrição, pois o aplicativo para audiodescrição não funcionaria da maneira adequada. Quando os sites são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso à informação e funcionalidade utilizando os aplicativos de tecnologia assistiva tais como navegadores de voz, leitores de tela e ampliadores de texto.

Texto: Raquel Blank
Fotos: Louise Moraes