Coordenador do novo mestrado profissional em rede apresenta perspectivas para melhoria do ensino

Dando continuidade à apresentação do primeiro dia de Simepe, o coordenador-geral do recém-criado Programa de Mestrado Profissional em Rede (PROFEPT) e professor do Instituto Federal do Espírito Santos, Rony Freitas, apresentou as perspectivas da pós-graduação para o desenvolvimento da Rede Federal.
“Estamos falando de um programa único no Brasil inteiro”, definiu Rony, que diante de um cenário de instabilidade, acredita na qualificação como forma de garantir a continuidade de conquistas da Rede Federal. Atrelado à geração de um produto pedagógico, que necessariamente contribua para a melhoria do ensino, o PROFEPT busca a ampliação das pesquisas em EPT, fortalecimento das articulações entre campi de uma mesma instituição e entre instituições participantes, além de, claro, formação de servidores direcionada à EPT, solucionando eventuais despreparos oriundos da formação desvinculada à EPT. Além disso, o Programa pode contribuir para a ampliação de ações e práticas inclusivas e para a consolidação da rede como produtora de conhecimento. “O mestrado profissional tem como foco a pesquisa aplicada. Não cabe um estudo simplesmente teórico”, explicou.
A expectativa é de que o edital saia até o fim do ano de 2016, com seleção prevista para o mês de abril.A oferta inicial será de até 400 vagas, para os 18 institutos federais participantes.
Apesar da oferta de pós-graduações pelo país abordando a educação profissional, nenhuma tem como foco o ensino e aplicação imediata na EPT. Com a oferta do mestrado em rede, Rony enfatiza destaca uma nova perspectiva: ampliar compartilhamento das experiências entre os próprios IFs, ainda bastante limitado entre os próprios pares. “É necessário ‘olhar para dentro’”.

Confira como foi a apresentação de Rony Freitas no primeiro dia do III Simepe: Mestrado Profissional apresentará soluções para EducaçãoProfissional e Tecnológica.

Texto: Elisa Franco
Imagem: Daniel Leite